Quando serei rei?

Davi pergunta...

 

(ad 4t 10 07)

Texto Bíblico: 2 Samuel 2 até 5:5
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítuIo  69

 

 

 


Davi começara a se preparar para ser rei desde que era um adolescente. Samuel o havia ungido e declarado sucessor de Saul, mas o percurso de Davi até o trono foi longo e cheio de desafios. Houve pontos altos, como sua vitória sobre Golias e sua amizade com Jônatas, filho de Saul. Houve longos anos de pontos baixos, quando Davi e sua turma de seguidores viveram como foragidos nas montanhas, fugitivos de um rei zangado. Mesmo depois da morte de Saul, o caminho até o trono não foi muito fácil para Davi. Durante muitos anos ele lutou para conquistar o direito de assumir o trono em todo o país de Israel.
Em tudo isso, Davi confiou em Deus. Ele confiou que a promessa de Deus para sua vida se cumpriria, mesmo quando isso parecia improvável. Ele permaneceu aberto à direção divina, mesmo nos momentos difíceis. E sua fé foi finalmente recompensada. Aos 37 anos idade, depois de passar sua juventude e os primeiros anos de adulto à espera do trono, ele se tornou rei das doze tribos de Israel, e deu início ao mais bem-sucedido reinado na história da monarquia judaica.
A lição desta semana focaliza como nós também podemos confiar nas promessas e nos planos de Deus para nossa vida, mesmo quando a estrada é longa e difícil. Os jovens conseguirão se identificar com a experiência de Davi e de como ele foi ungido por Samuel, tendo em vista que Deus tem um chamado e um propósito para a vida deles também. Mas quando esse propósito parece distante de se cumprir, e a fé enfraquece, como prosseguir e continuar confiando em Deus? Essa pergunta é o ponto central da história de Davi nesta semana.

 

 

OBJETIVOS
• Saber que a experiência de Davi de confiar em Deus nos momentos difíceis pode ser um exemplo para eles.
• Sentir confiança de que Deus tem um plano para a vida deles.
• Escolher confiar no plano de Deus, mesmo quando ele parece difícil ou impossível. (Reagir)

 

 

PARA EXPLORAR
• Confiança
• Paciência

Perseverança

Ou
• Perdão
• Abnegação
• Perseverança

 

ENSINANDO
Atividade
Pense em suas
experiências, se vc prefere esperar na fila de uma loja ou no consultório médico, esperar pelo Natal ou dia do aniversário quando criança, etc. Se a discussão não se aprofundar naturalmente, pergunte:
Você já teve que esperar por alguma resposta de Deus à oração? Há orações para as quais você ainda está esperando respostas de Deus? Como afeta sua fé o fato de esperar a ajuda de Deus em determinada situação e parecer que a resposta não vem imediatamente?
Lembre os alunos de que o trajeto de Davi desde a unção até se tornar rei de Israel levou mais de 20 anos. Em um mundo de gratificação instantânea como o nosso, especialmente com a visão a curto prazo dos jovens, é difícil imaginar esperar tanto para que o propósito de Deus em nossa vida se concretize. Mas é animador lembrar-se de que Deus prevalecerá, mesmo se as dificuldades agora parecerem intransponíveis.

 

 

Ilustração
O mundo mitológico é cheio de histórias de príncipes e reis, princesas e rainhas, que tiveram que esperar muitos anos para que seu destino se cumprisse. A lenda do rei Artur fala de um jovem criado na ignorância, sem nem mesmo saber que secretamente era filho de um rei. Quando seu pai morreu, Artur revelou seu direito ao trono quando ele foi o único homem do reino capaz de tirar uma espada mágica da pedra em que ela estava incrustada.
Contudo, tais histórias não existem apenas nas lendas, mas na vida real também. A rainha Elizabeth 1 da Inglaterra, filha de Henrique VIII, passou sua infância e juventude num estado de incerteza. Dependendo dos casamentos de seu pai e das mudanças políticas na Inglaterra, Elizabeth algumas vezes era reconhecida como herdeira ao trono, e outras vezes era tratada como se não fosse membro da realeza. Quando sua meia- irmã Maria governou a Inglaterra, Elizabeth passou algum tempo na prisão. Quando Maria morreu e um mensageiro foi anunciar à jovem Elizabeth, de 25 anos de idade, que finalmente ela era rainha da Inglaterra, Ehzabeth citou o Salmo 118:23: “Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!”

 

 

 Uma Ponte Para a História
Vivemos em uma sociedade em que tudo é instantâneo. Ficamos impacientes se leva mais de um minuto para aquecer nosso almoço no microondas, mais do que poucos segundos para abrir uma página na internet. A TV tem nos apresentado um mundo em que problemas complexos são resolvidos em 30 ou 60 minutos. Estamos acostumados a ter o que desejamos na hora.
Uma coisa que nunca pode ser apressada é o processo necessário para que uma pessoa se torne aquilo que Deus espera. Para Davi, foram 20 anos de luta, fugindo e se escondendo antes que fosse coroado rei. Outros personagens bíblicos experimentaram o mesmo período de espera antes que seu destino se cumprisse. Pode ser que nós também tenhamos que esperar para ver a vontade de Deus realizada em nossa vida, mas isso não significa que Deus não está trabalhando conosco. Ele sempre tem um plano!

 

Aplicando a História à própria vida.

Reflita sobre estes itens:...
• Depois da morte de Saul, que obstáculos Davi ainda enfrentou até chegar ao trono?
• Quanto tempo se passou entre a morte de Saul e a coroação de Davi como rei, tanto de Israel como de Judá? Faça uma linha do tempo dos eventos que aconteceram durante esses anos.
• Como você acha que Davi se sentiu durante os anos em que ele lutou uma guerra civil para conquistar o poder sobre todo o país de Israel?
• Como você acha que Davi se sentiu no dia em que ele finalmente foi coroado rei de uma nação unida? O que você acha que ele pode ter dito a Deus em oração naquele dia?
• Que tipo de obstáculos os jovens cristãos enfrentam hoje para chegar aonde Deus deseja?

O que pode estar entre você e o “trono” que Deus planejou para você?

Como você pode lidar com esses tipos de obstáculos?

 

Apresentando o Contexto e o Cenário
A idéia de realeza ainda era nova para a nação de Israel. Na verdade, a idéia de ser uma “nação” também era bastante nova! Davi foi apenas o segundo rei de Israel. Antes da época de Saul, Israel era um ajuntamento de tribos sem um governo central. As únicas figuras reais de poder centralizado e autoridade foram os juízes, profetas e sacerdotes que Deus usou para comunicar Sua palavra ao povo.
Mas os israelitas quiseram um rei. Eles queriam ser uma nação poderosa como os outros países ao redor deles. Embora esse não fosse o plano original de Deus, Ele permitiu que o profeta Samuel ungisse Saul como primeiro rei de Israel. Quando Saul demonstrou ser infiel a Deus, Samuel ungiu Davi — o filho mais novo de uma família pouco conhecida, sem ligação ou direito ao trono — para suceder Saul.
Mas essa promessa levou anos para se cumprir. Inicialmente, Davi era o filho mais novo que ficava em casa enquanto seus irmãos iam para a guerra. Depois, ele foi o jovem herói que matou um gigante; o músico cujas melodias acalmavam os nervos do rei; o melhor amigo do filho do rei; casado com (e depois divorciado da) filha do rei, e finalmente um foragido em fuga, chefe de um grupo de homens sem esperança que viviam em montanhas e cavernas. A juventude de Davi foi repleta de fugas tensas, medidas desesperadas, e ameaça de morte.
A maioria de nós não vive nesse nível de agitação, mas podemos nos identificar com o garoto que foi ungido por Samuel, e que teve que esperar para tornar-se rei. Todos nós temos nossas esperanças e sonhos para o futuro. Deus nos garante que tem um plano para nossa vida; contudo, com freqüência não conseguimos enxergar como ele vai se cumprir. Com a história de Davi podemos aprender sobre fé paciente e confiança em Deus.

 

 

ENCERRANDO
Atividade
Além de ser rei de Israel, Davi se tomou conhecido como poeta e músico que compôs muitos dos Salmos em nossa Bíblia. Se ler os Salmos, você perceberá que eles expressam sentimentos próprios da experiência humana
— alegria, fé, desespero, ira, temor. Davi escreveu sobre os altos e baixos de sua experiência.
Se você escrevesse um Salmo que expressasse onde você está na trajetória de sua vida e de sua caminhada com Deus agora, que mensagem ele transmitiria? Separe alguns minutos para escrever uma oração curta a Deus que conte o que você está sentindo e o que você precisa dEle agora. Isso não deve ser partilhado com ninguém, a menos que você deseje — depois que escrever, guarde-o em sua Bíblia e partilhe com Deus em seu momento particular de oração. Lembre-se de que se você se sentir feliz, triste, confuso, com medo, impaciente ou sozinho, é bom contar isso para Deus — da mesma forma que Davi fez. Ele está observando, Ele está ouvindo, e Ele tem um plano para sua vida!

 

Sumário

Davi soube, trabalhou e lutou para se tornar rei de Israel desde que ele era um adolescente até chegar aos 30 anos de idade.
Ele nunca deixou de acreditar que Deus tinha um plano e que Deus estava ao seu lado, mesmo quando as coisas ficaram difíceis. Posterior- mente, sua fé foi recompensada quando ele assumiu o trono de Israel.
Como jovem, você pode ter certeza de que Deus tem um plano para sua vida. Como diz ao povo de Israel em Jeremias 29:11, Ele tem planos para lhe dar esperança e um futuro. Mas nem sempre esses planos podem parecer óbvios para você. Algumas vezes o caminho à nossa frente se toma escuro e não temos nada além da fé para nos impulsionar para a frente. Quando você se sentir desanimado e começar a duvidar de que Deus está atuando em sua vida, lembre-se de Davi e de sua longa jornada até o trono. Mesmo nas horas mais escuras, quando ele estava vivendo em cavernas e tentando salvar sua vida, Davi estava sob os cuidados de Deus, sob os planos de Deus. E você também.

 

 


Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Desenhando uma linha do tempo
Freqüentemente é difícil para os alunos compreenderem o sentido dos eventos que acontecem na história, especialmente quan d o texto bíblico (como o desta semana) abrange um longo período de tempo, com  muitos acontecimentos. Você pode mostrar aos alunos como desenhar um linha do tempo numa lousa ou num quadro, usando sua própria vida ou a vida de outra pessoa como

exemplo. Desenhe uma linha horizontal, e marque os principais acontecimentos na ordem em que eles ocorreram. Os alunos podem praticar desenhando uma linha do tempo dos acontecimentos importantes da vida deles. Depois aplique a experiência à história bíblica. Individualmente ou como grupo, desenhe uma linha do tempo dos eventos que aconteceram nesta história. Isso ajudará os alunos a obter um esboço da história e perceber a causa e efeito dos acontecimentos da história.

 

Para mim, a maior mensagem deste estudo é a confiança que Davi tinha de que Deus estava sempre ao seu lado. Esta confiança deve também ser uma verdade na nossa vida. Na sua e na minha. Um dia muito feliz.  Com amor, Tia Célia