Espalhando a Palavra

Igreja primitiva perseguida

Vemos a amor de Deus em nossa igreja

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (ju 3t 10):

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Romanos 8:28.

 

Texto(s) Chave e Referências

Atos 8:1 -8; Atos dos Apóstolos, de Ellen G. White, págs. 103-111.

 

Objetivos

Saber que amar a Jesus nos une a Ele e aos outros.
Sentir a alegria por pertencer a um grupo do povo de Deus.
Responder através do regozijar-se por pertencer à Sua igreja.

 

A Mensagem

O amor de Deus une os membros da igreja e traz alegria

 

 

 

 

A Lição Bíblica de Relance

Após o apedrejamento de Estevão, a igreja é perseguida, especialmente por Saulo. Poderíamos esperar que eles se esconderiam e parariam de pregar, mas ao invés disso, eles saem de Jerusalém, e pregam em todos os lugares. Filipe vai a Samaria, prega e faz grandes milagres. O resultado inesperado é que a igreja cresce e se alegra apesar das circunstâncias.

 

 

 

 

Os menores imprimem desenho para pintar (como é bom poder falar do amor de Deus sem ser perseguido, não é?)

 

 

Veja atividade para professores para chamar a atenção da classe para o assunto a ser estudado:

Esforço combinado

O que posso levar?

 

 


Esta história bíblica hoje enfoca a Comunidade
Ainda que separados por dificuldades e perseguição, membros da família de Deus são parte de urna comunidade que persevera em partilhar alegremente Sua Palavra, O povo de Deus não é Seu povo apenas quando vão juntos para a igreja. Eles também são uma comunidade de fé quando são perseguidos por todo o país ou ao redor do mundo. É a história de Jesus e nosso amor por Ele que nos une.

 

 

Enriquecimento
Havia o perigo de que os discípulos ali [em Jerusalém] se demorassem por muito tempo, despreocupados da comissão que haviam recebido do Salvador de irem por todo o mundo. Começaram a pensar que não havia para eles trabalho tão importante como o de proteger a igreja de Jerusalém dos ataques do inimigo. ... A fim de espalhar Seus representantes por outras partes do mundo, de maneira que pudessem trabalhar por outros, Deus permitiu que lhes sobre- viesse a perseguição. Expulsos de Jerusalém, os crentes iam por toda a parte anunciando a Palavra.” —Atos dos Apóstolos, de Ellen G. White, CPB, pág. 105.
Atos 8:4 diz: “Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam as Boas-Novas do Evangelho por toda parte.”(BLH). A palavra grega para “espalhados” é diaspeiro, que significa “espalhar como semente” ou “dispersar”. Já que os cristãos dispersados testemunharam, a perseguição de cristãos em Jerusalém teve efeito contrário ao esperado pelos líderes judeus. A mensagem do Cristo ressurreto foi espalhada. (Ver Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, pág. 212).

 

 

Explorando o Texto Bíblico
Veja as perguntas abaixo:


1. Atos 8:1. A que se refere a expressão “Naquele dia”? (Pesquisar no capítulo 7.) (0 dia em que Estevão foi morto.)
2. Por que, na sua opinião, os apóstolos permaneceram em Jerusalém? giz (Talvez para apoiar e liderar os membros da igreja que permaneceram ali: para saber o que os líderes judeus estava planejando etc.) 
3. Atos 8:2. Que riscos você acha que estes homens de Deus passaram ao enterrar Estevão? (Este ato os identificava como crentes, o que poderia causar canetas a morte deles.)
4. O que Saulo fez para tentar destruir a igreja? (Prendeu pessoas e as pôs na prisão.)
5. Atos 8:4. Qual foi o efeito dos membros da igreja serem espalhados por outras áreas? (A palavra foi pregada em todos os lugares para onde foram; o evangelho foi levado para os que viviam fora de Jerusalém/Judéia.)
6. Atos 8:5. Aonde Filipe foi? (Uma cidade na Samaria.)
7. Os apóstolos permaneceram em Jerusalém. Portanto, este Filipe não é o Filipe que fazia parte dos 12 discípulos de Jesus. Quem era este Filipe? Leia Atos 6:1-6 para descobrir. (Um dos sete diáconos.)
8. Atos 8:6. Por que as pessoas prestaram muita atenção ao que Filipe disse? (Eles ouviram e viram o que ele fez.)
9. Atos 8:7. Que tipo de milagres Filipe fez? (Expulsou espíritos do mal, curou paralíticos e coxos.) Os milagres feitos por Filipe eram chamados de sinais. Expliquem do que eles eram sinais. (Da verdade das palavras de Filipe sobre Jesus.) Por que eram necessários estes sinais? (Para convencer as pessoas sobre a verdade de Jesus.)

10. Atos 8:8. Que efeito a visita de Filipe teve sobre a cidade? (Houve um grande regozijo.)

Pense nisto:
A perseguição dos cristãos que viviam em Jerusalém parecia ser uma coisa terrível, Como Deus transformou uma calamidade em bênção? (Os cristãos que se mudaram para fora de Jerusalém levaram o evangelho às outras áreas; as pessoas em outras áreas foram curadas, aprenderam sobre Jesus, e tiveram alegria em sua vida.)

Ainda que os membros da igreja primitiva foram espalhados por toda Judéia e Samaria, eles estavam unidos pelo amor a Jesus e pelo desejo de contar aos outros sobre Ele. Como esta experiência podia ser algo alegre? (A mensagem de Jesus trouxe alegria àqueles que a ouviram; ser curados trouxe alegria aos doentes e a seus familiares; ser parte de um grupo de pessoas que tinha a esperança em Jesus trouxe alegria.)

 

Cânticos Sugestivos já com links para as partituras

Amar uns aos outros

Quero repartir seu amor

 

Oração
Você conhece alguns missionários que estão trabalhando em outros países? Diga o nome dele e o local onde estão e ore por eles.

ESTUDO DA LIÇÃO
Introduzindo a História Bíblica  (ainda sem os links)
“Juvenis Net”
(Observação para o professor: A encenação “Juvenis Net” é uma forma criativa de introduzir a história bíblica. Se preferir não usar este elemento imaginário, ler o roteiro e apresentar o conceito nas próprias palavras.)
Providenciar para os dois alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiarem a encenação.
Apresentar a encenação.

ANALISANDO
Contem para mim sobre alguma viagem que vocês fizeram. Fazer perguntas como: Onde vocês foram? Como chegaram lá? O que mais gostaram na viagem? Dar algum tempo para vários alunos responderem. Hoje, em nossa lição, vamos falar sobre pessoas que saíram numa viagem inesperada e num momento inesperado.

 

Vivenciando a História (para professores)
Dividir a classe em grupos. Dentro dos grupos, pedir para os alunos lerem Atos 8:1-8. Eles devem fazer de conta que são uma equipe de reportagem. Precisarão de um apresentador, dois ou três correspondentes de notícias nos locais, e de duas a quatro pessoas (Filipe, Saulo, diácono de igreja, pessoa curada, novo crente, membro do Sinédrio, sacerdote do templo, pessoa que ajudou a apedrejar Estêvão, pessoa que ajudou a enterrar Estêvão, etc.) para serem entrevistadas. Cada grupo criará uma reportagem de um jornal sobre a perseguição e a dispersão dos membros da igreja primitiva. Os correspondentes devem estar preparados para darem explicações sobre Jesus, o Pentecostes, Estêvão, etc. Quando cada grupo houver terminado, devem apresentar a reportagem para a classe. Perguntas sugestivas para os repórteres podem ser: 1. Qual é seu nome? 2. Você não parece um samaritano. De onde você é? 3. Você pode nos dizer o que está acontecendo aqui? 4. Qual era o estilo da multidão reunida aqui? 5. Como você explica o clima de alegria que parece estar aqui?

ANALISANDO
Se vocês vivessem naquele tempo, como, na opinião de vocês, teriam se sentido quando as perseguições começaram? (Com medo; preocupado, etc.) Qual teria sido seu plano de ação?

 

APLICAÇAO DA LIÇÃO

Situações  igreja primitiva perseguida

PARTILHANDO A LIÇÃO

Partilhe o Cuidado

Vamos orar novamente por missionários e pessoas que estejam vivendo sob situações difíceis em vários países e na comunidade da igreja?

Já tive parentes sendo missionários no exterior. Eles passaram por momentos difíceis! Só um enorme amor pela Verdade pode motivar assim!

Se por um lado os cristãos (a igreja primitiva) era perseguida, por outro, isso motivava mais ainda a pregação do evangelho. Reparta o que você sabe do amor de Cristo com alguém HOJE.  Viva em paz com o seu semelhante... Um dia muuuito feliz, com Cristo. Com amor, Tia Célia